Home História

História

A Federação Gaúcha de Clubes Esportivos e Sociais – Federaclubes, foi fundada em 03 de abril de 1991, na cidade de Porto Alegre, pela necessidade de congregar os clubes e representá-los junto ao poder público e à sociedade. Possui um Estatuto que rege suas ações e é associada à Federação Nacional dos Clubes e Confederação Brasileira de Clubes.

Os objetivos fundamentais que nortearam a sua criação foram:

  1. Cultivar as relações entre pessoas jurídicas dedicadas a atividade esportiva, social ou cultural, promovendo, em especial, o intercâmbio de experiências e informações.
  2. Estabelecer normas técnicas e regulamentos capazes de disciplinar as atividades de seus associados visando ao crescente conceito e expansão da atividade social, esportiva e cultural.
  3. Apoiar projetos de leis  e decisões administrativas que atendam ao desenvolvimento dos clubes opondo-se aos que lhe forem prejudiciais.
  4. Cooperar com ordens de classe e entidades afins, de forma a obter maior unidade de ação no trato de assuntos relacionados com o lazer.
  5. Promover a ampla divulgação do lazer como fator de bem-estar social e fonte geradora de múltiplas atividades industriais e comerciais e como elemento de absorção de mão-de-obra e indústria.
  6. Incrementar o intercâmbio de atividades sociais, esportivas e culturais entre os associados.